Eu fui em uma palestra hoje sobre esse assunto. Era a 17ª edição, de um "conselho" que está mobilizando todo o meu estado, o Ceará, a evitar que esse tipo de violência aconteça, com a campanha: Quem Cala, Consente.
Violência sexual:
Constitui uma violação aos direitos infanto-juvenis, na medida em que abusa e/ou explora o corpo de crianças e adolescentes, usando de força ou outra forma de coerção, comprometendo severamente o seu desenvolvimento físico, psicólogo e social. A violência sexual pode ocorrer de duas formas: abuso sexual e exploração sexual.
Abuso sexual:
É a utilização do corpo de uma criança ou adolescente para satisfação sexual.
Exploração sexual:
É o uso de crianças e adolescentes em atividades sexuais remuneradas.
Onde a violência pode ocorrer?
No ambiente familiar, sendo chamada de violência doméstica ou intrafamiliar; ou fora dela - violência extrafamiliar - quando não existe relação de confiança ou de consanguinidades.
Sinais de alerta:
A mudança repentina de comportamento pode indicar se uma criança ou adolescente está vivendo em situação de violência. Os sinais físicos são mais fáceis de perceber do que os emocionais. Sinais isolados podem não ter significado, mas é preciso ficar atento (a).
Se suspeitar que seu amigo (a), primo (a), sobrinho (a), filho (a), colega, enfim, um conhecido seu, se sequer suspeitar:
Disque 100
É de graça e você não precisa se identificar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário